[Eu li] Sonata em Punk Rock

Por Jeniffer Ferreira





NOME: Sonata em Punk Rock
AUTOR: Babi Dewet
PÁGINAS: 304
EDITORA: Gutenberg
ANO: 2016

GÊNERO: Ficção brasileira, Literatura juvenil









SINOPSE: Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov, que agora tem a chance de deixar tudo para trás e viver na Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos.
Ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar suas inseguranças e provar a si mesma que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o temido piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar.

Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock’n’roll, mas também toda a Cidade da Música. 



Olá leitores! Que tal um pouquinho de música?
Peguem suas jaquetas de couro, sua bebida preferida, e venha conhecer o livro de hoje!

Sonata em Punk Rock é o mais novo livro nacional da autora carioca Babi Dewet. Publicado pela Editora Gutenberg, a obra é a primeira da trilogia Cidade da Música, série com histórias e personagens diferentes. Após a trilogia Sábado à noite, e a participação no livro Um ano inesquecível, Babi nos surpreende novamente com mais uma obra cheia de música e amor.

Neste livro você irá conhecer Valentina, uma jovem de 18 anos que vivia em um pacato apartamento no Rio de Janeiro, junto de sua mãe, que lutou a vida inteira para criá-la após ser deixada pelo marido. Mesmo sabendo que não teria renda para bancar os estudos, a jovem rockeira se arrisca ao fazer uma prova, conseguindo assim, ser aceita na melhor academia de música do país.
Como todo adolescente que está descobrindo o novo, Valentina se fascina pelo local rico e fino, mas começa sentir as dificuldades estudantis assim que conhece Kim, um rapaz pra lá de arrogante e mandão.
O tempo passa, e a jovem se vê cada vez mais excluída. Fazer amigos em Margareth Vilela não parecia ser tão simples, assim como enfrentar o piano, instrumento que decidiu estudar e que a fez pagar o maior mico logo em sua primeira aula. Ela precisava domar o instrumento em uma semana e sabia que não seria fácil. 

"Depois de alguns minutos de humilhação, mesmo tocando como tinha ensaiado sozinha, acompanhando a partitura, decidiu que não seria mais saco de pancada. Fechou os olhos e deixou que a sensação das teclas e da música sobressaíssem. Celina poderia reclamar o quanto quisesse, ela estava momentaneamente cansada de não ser suficiente. [...] Decidiu se divertir."
Pág. 127

A trama é bem instigante, com vários acontecimentos seguidos, envolventes, daqueles que prendem o leitor a cada capítulo. Narrado em terceira pessoa, Babi nos envolve com sua escrita leve e juvenil, entrando na mente dos personagens e descrevendo com toda cautela seus sentimentos. Os mesmos foram bem construídos, fazendo com que cada personalidade fosse única e característica. A história se desenvolve de forma agradável e direta, o que não cansa o leitor.

" - A gente pode fazer uma aposta? [...] Se a novata não conseguir esse feito, a gente permanece com a apresentação de reggae e música clássica no fim do semestre. [...]
Os quatro se entreolharam e Valentina sorriu. Parecia um bom plano.
- Preparem as jaquetas de couro, porque vamos arrebentar!"
Pág. 112

O que mais gostei neste livro (tirando a história em si) foram as diversas referências que a Babi colocou na trama. Confesso que não conheço absolutamente nada de música, e ver que ela se atentou a nos passar informações, como nomes de músicas e compositores, me alegrou e muito. Também não posso esquecer-me de dizer que adorei a ideia de separar os capítulos com nomes de músicas (e a música citada tinha tudo a ver com o que estava ali escrito). O caminhar da história foi muito bom, assim como a velocidade que as coisas fluíram, e a Editora Gutenberg fez um excelentíssimo trabalho visual.

Para quem procura uma história literalmente fofa, leve, divertida e de mexer com os sentimentos… Sonata em punk rock é o livro perfeito para você que quer relaxar, se apaixonar e ouvir muita musica.






Babi Dewet


carioca que vive em São Paulo, começou sua carreira escrevendo fanfics e lançou seu primeiro livro de forma independente. Logo depois, a trilogia "Sábado à Noite" (Generale) foi publicada e ela recebeu o convite para participar da coletânea "Um ano inesquecível", para a qual escreveu um conto de amor e música que acontece durante o outono. Agora, em sua nova trilogia, Cidade da Música, a autora reúne o que mais ama: humor, cultura coreana e muita música. Além de fazer parte da equipe de vídeos do DramaFever, Babi comanda o GD Entretenimento, um canal no Youtube sobre K-pop e livros, e também é apresentadora de shows e eventos de cultura pop. Na verdade, Babi sempre quis ser uma rockstar, mas acabou escrevendo livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário