[Eu li] O adulto

Por Jeniffer Ferreira






NOME: O adulto
AUTOR: Gillian Flynn
PÁGINAS: 64
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2016

GÊNERO: Romance, Literatura Estrangeira








SINOPSE: Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burke, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.


Gillian Flynn

Olá leitores!
Depois de ter lido este livro duas vezes (quase que seguidas) e ter visto muitas resenhas negativas (e a maioria positivas), venho trazer minha opinião e um pouco sobre o tão bem falado O adulto

O adulto, da autora americana Gillian Flynn, é um livro de 64 páginas publicado pela Editora Intrínseca, aqui no Brasil. Sua primeira aparição foi na antologia Rogues sob o título “What do you do?” (O que você faz?), em 2014, editada por George R. R. Martin e Gardner Dozois.
A trama é narrada em 1° pessoa, onde nos vemos envolvidos com uma personagem charlatona que se passa por vidente e não sabemos o nome. Tudo em sua vida era praticamente “normal”, mas com a visita de Susan e uma vistoria na mansão Solar Carterhook, a jovem vigarista se vê intimidada com os acontecimentos bizarros da família, envolvendo o filho mais velho e a casa onde vivem.

"A chuva tamborilava nos vidros negros das janelas. Eu ansiava por um radiante dia azul.
O peso da casa era insuportável."
Pág. 43

Para um conto de 59 páginas achei tudo muito surpreendente, apesar do final um tanto em aberto. Gillian nos prende a cada página com sua escrita misteriosa e com uma pitada de humor, devido a sua personagem ousada e sincera. O linguajar, muitas vezes explícito, porém cauteloso, nos proporciona uma visão mais realista e próxima daquele mundo. Os diálogos são diretos e muito bem desenvolvidos de acordo com cada personagem apresentado – Cada um com sua essência especial, única e cativante. 

" - Você é vidente, Nerd? - Ela me perguntou. [...]
- Vidente? não.
- Vê coisas? Já teve premonições?
- Não. [..]
- Nerd, estou tentando ajudar você. [...]
- Sempre que conheço alguém, imediatamente tenho uma visão... "
Pág. 15

Apesar de ter sido minha primeira leitura Gillian Flynn, de primeira, senti-me fascinada. Isso não é apenas de mim, mas a autora realmente é perita em plot twist e mistério. Fiquei encantada com a forma que ela descreve, monta, e ludibria o leitor. O cuidado com que ela nos apresenta os personagens também é algo que não deve ser esquecido.
Encantei-me com cada detalhe, o que me fez rir  e se surpreender. 

O adulto é o livro ideal para quem gosta de desvendar mistérios e do incomum. Uma narrativa com um embolar de sentimentos e com a visão de como é ser um perfeito vigarista.
Diferente. Ousado.

gillian flynn



Gillian Flynn

é jornalista e, antes de se dedicar integralmente à carreira de escritora, trabalhou por dez anos como crítica de cinema e TV para a Entertainment Weekly. Nascida na cidade de Kansas, no Missouri, e formada em jornalismo e inglês pela Universidade do Kansas, Gillian escreveu durante dois anos para uma revista de negócios na Califórnia e concluiu um mestrado em jornalismo na Northwestern University, em Chicago.Além de Garota exemplar, é autora dos premiados Na Própria Carne e Dark Places. Seus livros foram publicados em vinte e oito países e tiveram os direitos de adaptação cinematográfica vendidos. Atualmente, Gillian mora em Chicago com o marido e o filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário