[Eu li] Blogueiras.com





NOME: Blogueiras.com
AUTOR: Adrielli Almeida, Larissa Azevedo, Mariana Mortani, Mari Scotti, Raffa Fustagno, Teca Machado, Thati Machado e Thays M. de Lima 
PÁGINAS: 200
EDITORA: Independente
ANO: 2017

GÊNERO: Contos, Infantojuvenil, Literatura Nacional






SINOPSE:
Oito histórias. Oito protagonistas. Uma paixão em comum: blogar! Nas páginas desse livro, você conhecerá oito garotas diferentes com um sonho em comum. Seja falando de livros, música, comportamento ou viagem, tudo o que elas querem é compartilhar interesses e fazer novos amigos. No caminho, contudo, elas descobrirão que a blogosfera tem muito mais a oferecer. Embarque com elas nessa aventura e viva o sonho intensamente. Bárbara, Amanda, Mafalda, Valentina, Lilia, Helena, Aline e Clara vão te surpreender.


Olá!!! Hoje posso dizer que estou muito, mas MUITO feliz MESMO! Está vendo este livro lindo na imagem aqui em cima? Pois então... Eu fui uma das selecionadas para ler e resenhar antes de todo mundo! (claro, eu e outras blogueiras maravilindas! hehe) A pré-venda deste livro teve fim ontem (05/05/17), mas você pode adquiri-lo clicando AQUI.

Blogueiras.com é a segunda antologia organizada pelo blog Nem te Conto, de Thati Machado. Nesta obra, você conhecerá oito autoras (que também são blogueiras) com histórias diferenciadas para mostrar. A partir de agora, irei descrever de maneira breve cada conto que o livro possui, seus pontos,  e minha opinião sobre eles.

---  ---

"Ter um blog vai muito além de entreter seu publico. Trata-se de amar escrever e interagir com outras pessoas tão apaixonadas por um determinado tema quanto você. [...]"
PREFÁCIO - Por Maisa Evelyn, do blog Reino Literário Br

---  ---


Arrisque-se, de Mariana Mortani, é o primeiro conto da antologia. Narrado em 1º pessoa, a trama se passa em Londres com uma blogueira super forte e pé no chão. Bárbara, convidada a assistir o primeiro episódio de uma nova série da Netflix, está no país a trabalho, e o encontro com um britânico misterioso a deixa um tanto intrigada. 

A narrativa da autora é bem descritiva e juvenil, e a forma como ela descreve determinadas cenas ajuda e muito quem nunca foi para o país, mas tem a chance de fazer uma rápida pesquisa aqui na internet. 
É um conto bem elaborado, com ótimo início e encerramento, que mostra de forma real e envolvente a realidade de muitas blogueiras por aí.

Eu gostei bastante, mas confesso ter ficado com aquela irritaçãozinha por causa da decisão de nossa protagonista no final do conto. Diferente! Algo que fugiu do que eu esperava. 

"Ser blogueira pode ter seus altos e baixos, mas são momentos como esse, de
reconhecimento, que fazem tudo valer a pena." 
de "Arrisque-se", de Mariana Mortani


Sentimentos às avessas, de Larissa Azevedo, segue com um conto que mexe bem com o nosso sentimental. Narrado em 1º pessoa, Amanda nos conta como e por que iniciou o seu blog Sentimentos às Avessas, no qual, como forma de terapia, ela expressa inúmeras dores e um pouquinho de sua felicidade. É com esta forma de tratamento que ela conhece outras pessoas iguais a ela, e com certo insistimento, uma amiga que trará de volta ao seu rosto alguns sorrisos.

A narrativa é levemente descritiva e que consegue, com sucesso, adentrar de forma calorosa ao nosso interior. É uma passagem um tanto mais pesada, que nos faz refletir, olhar mais para quem está ao nosso redor, e que termina de maneira que consegue apaziguar todas as nossa inquietações. 

Um conto muito bom e que trás uma narrativa ao estilo intimo e que pode responder as perguntas de muitos leitores em relação ao tema. Lari conseguiu passar toda a essência que procurava estabelecer em sua história.

"Quando comecei a escrever no "Sentimentos às Avessas" mantive a minha identidade anônima.
Não queria que amigos ou até mesmo parentes lessem o que eu estava escrevendo. Afinal,
ali era meu refúgio. Meu cantinho de expressar todas as dores que sentia."
de "Sentimentos às avessas", de Larissa Azevedo


E a vida me trouxe, de Raffa Fustagno,  trás uma trama que todo leitor fanático sonha em viver. Narrado em 3º pessoa, a história gira em torno de Mafalda, uma blogueira literária apaixonada por livros e funkos, que vivenciará uma experiência incrível e de tirar o fôlego. 

A narrativa deste conto é bem mais humorada, leve, daquelas gostosinhas de ler.  Achei incrível a decisão da autora em tomar a liberdade de colocar um pouco de magia em toda a trama e toda a forma que ela montou a história. 

É um dos meus contos preferidos da antologia, e que eu tenho certeza que muitos outros leitores irão se apaixonar assim como me apaixonei. 

"Feliz ou triste, Mafalda sempre criava conteúdo novo e não deixava que nenhum
seguidor percebesse o quanto estava triste por causa do término de
seu relacionamento de dois anos."
de "E a vida me trouxe", de Raffa Fustagno


Segredos da Valentina, de Thati machado, trás a tona a realidade de muitos youtubers de grande sucesso. Narrado em 1º pessoa, conhecemos a história de Valentina, figura publica reconhecidíssima, que verá sua imagem ser denigrida aos poucos devido um acontecimento repugnante ocorrido em uma de suas saídas a trabalho. Desesperada e em busca de justiça, a vlogueira procura os serviços de Elle, uma assessora muito bem falada, que a defenderá com unhas e dentes e ficará muito, mas muito próxima dela.

A trama é recheada de surpresas e possui uma narrativa envolvente, bem estruturada e fácil de acompanhar. A forma que a autora nos coloca em meio a toda a história também é bem surpreendente e uma jogada sensacional. É como se estivéssemos lá, assistindo a tudo.

É o meu segundo e ultimo conto preferido de toda a antologia, pois fala de um lado dos famosos que eu sou muito curiosa em conhecer, então lê-lo me proporcionou uma ótima experiencia. Adorei!

"No fundo eu sabia que teria conquistas com o passar do tempo, mas simplesmente porque
acredito na matemática da vida: Dedicação + esforço = Realização."
de "Segredos da Valentina", de Thati Machado


TT, de Adrielli Almeida, fala de um mundo que está ganhando cada vez mais espaço neste imenso planeta que vivemos. Narrado em 1º pessoa, Lia desabafa sobre como é ter a responsabilidade em pegar um trabalho que na verdade não é literalmente seu. Ela apenas ajuda a sua irmã mais velha com o seu blog. Neste conto, conhecemos uma das experiencias mais inacreditáveis que uma blogueira pode ter: Conhecer uma boy band coreana e, com um empurrãozinho do destino, ficar muito próxima deles. 

A narrativa é levemente humorada e carregada de uma atmosfera adolescente. É uma leitura divertida e posso dizer que conseguimos sentir tudo que a nossa blogueirinha está vivenciando. Para quem não conhece a cultura do k-pop ou até mesmo o linguajar, não se preocupe! A autora nos trás breves explicações sobre o que está escrito.

Amei de coração ver o k-pop invadir as páginas deste livro. É um gênero musical que gosto muito e poder vê-lo ali foi incrível. 

"Será que eles sempre tratam os blogueiros com esse descaso todo? Eu teria que conversar com
Lorena quando chegasse em casa. Ela não havia me falado nada sobre isso - Quando eu
perguntava sobre  essas entrevistas com atores e cantores estrangeiros, ela
sempre me apresentava a parte brilhante de fazer
parte das cabines de imprensa."
de "TT", de Adrielli Almeida

A perfeição em existir, de Thays M. de Lima, nos trás um conto leve e cheio de amor. Narrado em 1º pessoa, Helena curte seus últimos dias em Gramados,  sempre aproveitando ao máximo o seu passeio e coletando fotos e ideias para o seu blog Experiências Vividas. É em uma de suas visitas a um museu de cera que ela conhece alguém que no início ela duvida estar na sua frente. Uma pessoa encantadora, mas que guarda em seu peito um passado triste que irá unir os dois em diversas conversas e reflexões.

A narrativa desta trama é breve e acredito ser rodeada pelo destino. Sim, o destino! Acredito nele e creio que foi o mesmo a planejar o encontro desses dois personagens e fazer os dois entrarem em grandes reflexões. É uma história suave, de acender aquela chaminha em nossos corações, ideal para quem gosta de romances e pensamentos.

Gostei bastante e em muitos momentos senti que Helena sentia o mesmo que tantas vezes já senti. Sentimentos que não dá para explicar, que só quem vive sabe o que é. 

– São as nossas imperfeições que nos moldam – rebato  É isso que nos define [...] "
de "A perfeição em existir, de Thays M. de Lima


Canal Aline Cordeiro, de Mari Scotti, é o conto mais próximo da maioria das pessoas que conheço. Narrado em 1º pessoa, conhecemos Aline, uma youtuber, mãe solteira, e uma moça religiosa que está fazendo de tudo para seu canal bombar, mas que acaba esquecendo do que realmente importa e se vê em uma situação deplorável. A que ponto ela achegou apenas para ter fama? Aquilo realmente importava? 

A narrativa da Mari é simples, breve e carrega também aquele toque de humor apesar do tema ser um tanto triste. Ela nos coloca em uma situação tão real, tão vista nos dias de hoje, que acaba até nos fazendo refletir sobre as decisões que andamos tomando. 

É um ótimo conto, que serve também para abrir os olhos de muita gente.

"Queria ser reconhecida. Queria entrar no livro dos recordes, mas a minha pesquisa na
internet não tinha encontrado nenhuma informação confiável sobre
quem comeu mais gelatina no mundo."
de "Canal Aline Cordeiro", de Mari Scotti


Conversas literárias, de Teca Machado, é o ultimo conto da antologia e que carrega também uma atmosfera mágica. Narrado em 1º pessoa, vemos Clara se aventurar em seu novo computador meio que... Literalmente. O que ela não sabia, é que este novo computador no mercado faz coisas que nenhum outro faria, e em meio de tantos questionamentos e indagações de que ela mesma estaria delirando, a blogueira literária do blog StarBooks aceita sua nova realidade.

A narrativa de Teca é cheia de humor e bem juvenil, e creio que muitos leitores apaixonados por livros irá amar este conto. Encantador, e que fecha a antologia de modo essencial fazendo com que nós, leitores, deseje mais e mais de todos esses contos. 

Gostei bastante e estou me perguntando até agora o que esta mocinha andou aprontando, hehe.

"Decidi que não iria mais tentar entender o que acontecia. Encarei aquela oportunidade como
uma chance de conhecer meus personagens preferidos, de conversar com eles
sobre seus sentimentos, realmente vivenciar a história."
de "Conversas literárias", de Teca Machado



E novamente irei dizer que sou suspeita para dar minha opinião sobre todo este projeto, pois além de conhecer as autoras envolvidas, tenho um carinho enorme por todas. De todo o meu coração, digo que Blogueiras.com é sensacional, especial, meu favorito, e que vale muito a pena comprar. É a primeira antologia que me cativou tanto, pois além de ter autoras e blogueiras muito talentosas, é bem escrito, montado, e aborda um tema que todos nós gostamos... BLOGAR!

Blogueiras.com é o livro que todo blogueiro deveria ter, porque fala não apenas de blogs e coisas do gênero. Ele transmite inúmeras mensagens. Coisas que muitos percebem tarde demais... 


E antes que eu me despeça, convido todos vocês a conhecerem meu novo blog, o Intrínseco Universo. Esta é a ultima resenha por aqui e a repostarei lá. Uma nova fase se iniciou para mim, e espero que vocês curtam! ;D Até breve!

******

Adrielli Almeida – O Que Tem Na Nossa Estante
Lari Azevedo – Lari Azevedo
Mariana Mortani  – Magia Literária
Mari Scotti  – Coração de Papel 
Raffa Fustagno  – A Menina Que Comprava Livros
Thati Machado – Nem Te Conto
Thays M. de Lima – Thays M. de Lima       



******

Um grande abraço a todos,

5 comentários:

  1. ai que amor!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    fico muito feliz que tenha gostado do livro e, principalmente, do meu conto <3
    sei que não foi um conto escrito para todo mundo e que teria muitas críticas negativas, mas amei saber que vc gosta e que tmb gostou de ler ♥
    bjbj!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh sua linda!
    Muito obrigada pelo seu carinho e apoio! Você é maravilhosa!

    AMEI A RESENHA!

    ResponderExcluir
  3. Jennn amei sua opinião sobre o livro e sobre meu conto! Fico feliz de ter conseguido passar veracidade e tocar você com a história da Aline. Obrigada pelo carinho. Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  4. Oi Jennifer.
    Parabéns pela resenha.
    Os contos que mais gostei foram "Arrisque-se", "Segredos da Valentina" e "TT".
    Num geral, gostei do livro. Foi uma excelente ideia fazer essa antologia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jennifer!
    Amei saber que você gostou do livro e, claro, de meu conto. Devo admitir que fiquei um pouquinho feliz com sua irritação com o final... hahahaha
    Sua resenha está linda!

    Super beijo,
    Mariana Mortani
    youtube.com/magialiteraria

    ResponderExcluir