Café – Um companheiro de leitura!

Por JENIFFER FERREIRA



Desde muitos anos, o café vem sido utilizado pela população mundial por causa de seus benefícios e seu gostinho especial. Os leitores que o diga! Quem nunca, antes de se organizar para ler aquele bom e velho livro, preparou com todo gosto aquele cafezinho quentinho e saboroso? É por este motivo, e muito mais, que trago a vocês leitores e viciados em café, este post rápido (e muito conhecido) sobre os benefícios e não benefícios que o café nos traz - E o por que de nós leitores o escolhermos como companheiro de leitura:


1.  Café tira o sono



Para muitos é um mito, mas este é um dos motivos para que o café seja o escolhido como um companheiro ideal de todas as leituras. Claro que o efeito de perda de sono não funciona para todas as pessoas (algumas podem até sentirem-se sonolentas), mas aquelas que possuem uma sensibilidade maior à cafeína realmente pode ficar desperta por algum tempo.


2.  Café te deixa mais atento



Devido à cafeína contida no café, ela pode sim te deixar mais atento. De acordo com a professora Jocelem Salgado, do Departamento De Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), a tal substancia possui um efeito sobre a descarga das células nervosas e de alguns hormônios como a adrenalina: “Uma simples xícara de café forte, tomada em jejum, pode produzir em poucos minutos um aumento da acuidade mental e sensorial, além de elevar o nível de energia, tornando a pessoa mais alerta e proporcionando bem-estar". 



3.  Café alivia dores de cabeça



A cafeína é uma substancia vasoconstritora (que diminui a calibre dos vasos sanguíneos) e quando ingerida nos primeiros momentos de dores, pode amenizar tal incomodo gerando uma sensação de alivio. É um ótimo meio para que você tenha uma leitura 
sossegada, sem ter que sofrer com aquela dorzinha que muitas vezes sentimos ao ler de mal jeito (forçando a visão).



4.  Café melhora o humor



O seu humor pode ser afetado tanto de forma negativa, como também de força positiva. A cafeína pode te deixar mais alegre, devido a substância de endorfina que ela libera e ajuda a manter o estado de relaxamento da pessoa. Por causa disso, a substância pode até mesmo prevenir doenças como depressão, Alzheimer, Parkinson e problemas cardíacos. 


***


Estes foram pequenos e simples pontos que provavelmente faça com que você escolha o café como o seu fiel companheiro de leitura. Ah... Como eu amo um café fresco enquanto folheio aventuras e mais aventuras em meu livro! Mas saiba que nada em excesso é bom. E o café também é um prova disso. Fique atento:


1.  Saboreie com moderação!




Pessoas que possuem uma sensibilidade maior ao café (como por exemplo, pessoas com gastrite ou problemas digestivos) devem evitar tomar café de maneira exagerada. Ao contrário de outras, que tomam doses e mais doses e não passam mal, as pessoas sensíveis à bebidas podem apresentar alguns probleminhas – Muitas vezes até sérios.



2.  Fique atento ao modo de preparo



O modo de preparo do café pode influenciar na saúde. Para manter sua saúde estável e conviver de bem com esta bebida, é recomendado que o café seja coado e filtrado para que as substancias ruins e gordurosas saiam da bebida. Ainda existem muitos meios de coar o café hoje em dia, sendo os principais com filtro de papel ou filtro de pano.




***




Por hoje é isto pessoal! Espero que tenham gostado do  poste e que em algum aspecto você tenha se identificado. Será que temos algo em comum? Rs. Eu realmente preciso de umas doses de café quando estou lendo, porque sempre acabo de cara no livro! Há háNão deixem de curtir nossa página no Facebook, comentar ou até mesmo compartilhar!!! Agradecemos toda a ajuda até aqui oferecida.



***
Por Jeniffer Ferreira



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário